SEMANA SANTA

O que celebramos na Semana Santa? Durante esta Semana, chamada Semana Santa ou Semana Maior, celebramos o grande mistério de nossa fé. Celebramos o Grande acontecimento da Paixão, da morte de Cruz e da Gloriosa Ressurreição de Jesus dentre os mortos.
A Semana Santa abre-se com a liturgia do Domingo de Ramos. Nesta liturgia, comemora-se a Entrada de Jesus em Jerusalém, montado numa jumenta, sendo aclamado pela multidão como “O Bendito que vem em nome do Senhor!” (Mt 21, 9).
Na Quinta - Feira Santa, celebramos Jesus Cristo Sacerdote que instituiu o Novo Sacerdócio de sua Igreja, instituiu o Sacramento da Eucaristia que é o Sacramento do Amor e instituiu o Novo Mandamento do Amor. Neste dia fazemos memória de Jesus como “aquele que não veio para ser servido, mas para servir!” (Mc 10, 45), e por isso lava os pés de seus discípulos para deixar-nos o exemplo.
Na Sexta – Feira Santa celebramos a Paixão e Morte do Senhor. Jesus é o Verdadeiro Cordeiro Pascal. É o Cordeiro Sacrificado que entregou sua vida para resgatar a muitos (Mc 10, 45). A morte de Jesus, nosso Senhor e Deus é um grande mistério. E perante este mistério todos nós devemos dobrar nossos joelhos, como nos exorta o Apóstolo são Paulo:
No Sábado Santo fazemos memória daquele sábado em que Jesus ficou sepultado no seio da terra. Jesus dorme o sono da morte. É quilo que rezamos no credo da nossa fé: “Desceu à mansão dos mortos.” Sim, ele morreu verdadeiramente e foi sepultado. Por isso esse dia é também dia de profundo silêncio, oração e vigília.
Pela noite deste mesmo dia celebra-se pela noite a chamada Vigília Pascal. Nesta Vigília celebramos a Gloriosa Ressurreição do Senhor que venceu a morte e as trevas. Venceu a morte não somente para Ele, mas para todos nós que o seguimos, que acreditamos e que vivemos seus ensinamentos. Ele que é a luz do mundo ressuscitou para nos iluminar e nos dar vida nova.
É com este mesmo sentido que também celebramos o Domingo da Páscoa. E Páscoa significa passagem, passagem da morte para a vida. Jesus venceu a morte, saiu vitorioso da sepultura e Apareceu aos seus discípulos como nos relata os Evangelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Radio SHOW AM