FREI ANTÔNIO LEOPOLDO ESCREVE SOBRE A SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI.

Província Santa Rita de Cássia
Brasil


A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII, na Diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Agostiniana Juliana de Mont Cornillon, (†1258). A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

Em 1247, aconteceu a 1ª Procissão Eucarística pelas ruas de Liège, já como festa da Diocese. Depois se tornou festa nacional naBélgica. O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas Igrejas, como na Diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. EmRoma é encontrada desde 1350.

Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com o SANTÍSSIMO SACRAMENTO DA EUCARISTIA, com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa.

Mas, qual é a finalidade desta Solenidade? Que os cristãos Católicos reafirmem publicamente com amor e coragem a Fé na Eucaristia. Proponho três pontos para a nossa reflexão:

1)                   A EUCARISTIA COMO MISTÉRIO DA FÉ. Só pela Fé reconhecemos Jesus Cristo na Eucaristia. Quando acontece a consagração, as aparências do pão e do vinho continuam, mas a realidade é outra (o pão é carne e o vinho é sangue/ Transubstanciação). O próprio Jesus disse: “Eu Sou o Pão vivo descido do céu... Quem come deste Pão e bebe do meu Sangue permanece em mim e eu nele...” (medite o capítulo 6 do Evangelho de São João).

2)                   A EUCARISTIA COMO MISTÉRIO DA CARIDADE.Total união com Deus e com os irmãos. A Eucaristia edifica a Igreja. Jesus se compadece da multidão com fome... Ele multiplica o alimento. Eucaristia é partilha, solidariedade, comunhão, justiça, caridade. No documento Sacramento da Caridade nº 36 o Papa Bento XVI nos diz: “na Eucaristia Deus revela seu amor infinito por cada homem e mulher, amor doação, amor que leva a dar a vida...” Por isso o nome Sacramento da Caridade. “Ele está todo inteiro: na cabeça e no corpo, que somos nós” (Santo Agostinho).

3)                   A EUCARISTIA É ALIMENTO DA VIDA ETERNA.Quem caminha sente cansaço, fome, fraqueza, vontade de desistir, dificuldade no caminho... Este Pão nos alimenta, nos renova, nos dá ânimo, coragem de lutar... Pois, é o Pão dos Anjos, o Pão dos filhos de Deus. “Quem come deste Pão viverá eternamente...” A Eucaristia deve ser celebrada e vivida em Ação de Graças; a Santa Missa (Eucaristia), não pode ser reduzida há uma simples obrigação ou cumprimento de um rito, é GESTO DE AMOR, É COMPROMISSO, É COMUNHÃO, É DOAÇÃO, É PARTILHA, É CARIDADE... Não temos o direito de excluir ninguém da mesa... Somos iguais, SOMOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS DE JESUS CRISTO, PARA QUE NELE NOSSO POVO TENHA VIDA.



Por Frei Antônio Leopoldo Sarroche Filho, OAR



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Radio SHOW AM