PROCISSÃO DO ENCONTRO: SENHOR DOS PASSOS E MÃE DAS DORES – PARÓQUIA AGOSTINIANA RECOLETA SANTA RITA DE CÁSSIA EM IGARAPAVA-SP.

Paróquia Santa Rita de Cássia
Igarapava-SP



        É o quarto dia da Semana Santa. Na maior parte das cidades do interior do Brasil, à noite existe uma tradição muito antiga e comovente, a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores; é a representação do encontro de Jesus e Maria na Via Crucis.

        A Procissão do Encontro se dá se seguinte forma:

        As mulheres fazem uma procissão carregando a imagem de Nossa Senhora das Dores, com cantos penitenciais, com as figuras bíblicas das “mulheres piedosas”: Verônica, que teria enxugado o rosto ensanguentado de Jesus numa toalha, na qual ficou estampada a sua face; Maria Madalena e outras mulheres que acompanharam a caminhada de Jesus para o Calvário.

        Já a outra procissão é feita só pelos homens, que carregam a imagem do Senhor dos Passos, figura de Jesus Cristo coroado de espinhos, ensanguentado, escarrado e carregando uma cruz às costas. Em determinado local se dá o encontro. Um pregador faz a dramatização da cena, recordando o que aconteceu na Sexta-feira Santa. Faz um apelo à conversão, recorrendo à dramaticidade da dor de Nossa Senhora e das Dores e sofrimentos de Jesus. O sermão tem o costume de ser mais exortativo. Após o sermão, a Verônica entoa um hino e mostra a toalha ensanguentada com a face esculpida no pano.

        Assim aconteceu na noite do último 23/03/2016 na PARÓQUIA AGOSTINIANA RECOLETA SANTA RITA DE CÁSSIA EM IGARAPAVA-SP. Frei Wagno acompanhou a Mãe das Dores e as mulheres, já Frei Ricardo acompanhou o Senhor dos Passos e os homens. O encontro se deu na porta da Capela Nossa Senhora Aparecida, e ali Frei Wagno proferiu o “Sermão do Encontro”.

Por Frei Ricardo Alberto Dias, OAR
Fotos: Paroquianos de Igarapava


Algumas fotos das procissões e do encontro:











































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Radio SHOW AM